segunda-feira, 18 de junho de 2012

Atividades de revisão para 1º Ano


ESCOLA ESTADUAL JOÃO BREMBATTI CALVOSO
PROFESSORA APARECIDA CARMEN NEVES/DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNO (A).....................................................................   ANO 1º TURMA....  PERÍODO...........
A TEORIA NA PRÁTICA
1. “As línguas constituem sistemas de comunicação verbal. Conquanto a fala seja da maior importância, fator fundamental de humanidade no homem, a nossa capacidade de comunicar conteúdos expressivos não se restringe às palavras; nem são elas o único modo de comunicação simbólica. Existem, na faixa de mediação significativa entre nosso mundo interno e o externo, outras linguagens além das verbais.” (OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1999. p.24.)

Segundo o texto, é correto afirmar:
a) Nada pode substituir as palavras como forma de comunicação.
b) A capacidade humana de comunicação limita-se às linguagens não verbais.
c) A fala não é o único elemento a considerar em situações de comunicação simbólica.
d) A fala é indispensável na mediação entre nosso mundo interno e o externo.
e) Para comunicar conteúdos expressivos, é prioritário dominar as linguagens não verbais.

2. A pontuação está correta em:
a) José dos Santos paulista, 23 anos vive no Rio.
b) José dos Santos paulista 23 anos, vive no Rio.
c) José dos Santos, paulista 23 anos vive, no Rio.
d) José dos Santos, paulista 23 anos, vive no Rio.
e) José dos Santos, paulista, 23 anos, vive no Rio.

3. Empregue corretamente a vírgula nas frases abaixo e justifique.
a) Antônio amigo de Rodrigo já voltou de viagem.
b) Maria ó Maria venha cá.
c) No parque às 5 horas houve um belo show.
d) Perderei meu emprego que é meu sustento mas arranjarei outro.

4. Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases seguintes:
a) Gostava de ler Machado de Assis.
b) “Vamos dormir dos astros sob o manto.”
c) “Vossa Senhoria pode ficar descansado.”
d) Os brasileiros choramos a derrota do esquadrão canarinho.
e) Antônio é um bom garfo.
f) Meu filho não foi feliz nos exames.
g) “O mito é o nada que é tudo...”

5. (FMU-FIAM-SP) Na expressão:”... a natureza parece estar chorando...”, do ponto de vista estilístico, temos:
a) antítese                                                  d) personificação
b) polissíndeto                                             e) eufemismo
c) ironia

6. “A vida é um jogo e o destino, um parceiro temível (...)” (Érico Veríssimo)
     No trecho acima, ocorre uma figura de palavras e uma de construção. São elas:
a) metáfora e assíndeto                                        c)metonímia e elipse
b) metonímia e silepse                                          d) metáfora e zeugma

7. (U.F.Viçosa) Assinale a figura de linguagem encontrada na frase:
“Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor.”
a) perífrase                                                         d) alegoria
b) silepse                                                            e) sinédoque
c) catacrese
                                                         
8. (Cescea) Identifique os recursos estilísticos empregados no texto:
“Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos.”  (Machado de Assis)
a) metáfora – antítese – silepse                                d) pleonasmo – antítese – silepse
b) anáfora – antítese – silepse                                  e) anástrofe – comparação – hipérbato
c) anástrofe – antítese – zeugma

9. Na seguinte situação de comunicação, identifique cada um dos elementos do processo de comunicação:
     Um motorista avança o sinal vermelho. O guarda de trânsito apita. O motorista para.
a) Quem é o emissor?                                    d) Qual é o canal de comunicação?
___________________________                     __________________________________________________

b) Quem é o receptor?                                    e) Qual o código utilizado?
___________________________                     __________________________________________________

c) Qual é a mensagem?                                  f) Qual é o referente?
____________________________                   __________________________________________________

10. Leia com atenção o texto a seguir e assinale a alternativa que identifica corretamente a função da linguagem que nele predomina e justifique sua resposta. 
Vexames

Muita gente não sabe usar um celular. Veja o que você não deve fazer com ele.
. Não ande com o celular pendurado na calça. Fica feio. Guarde-o na mochila. Dá para escutá-lo do mesmo jeito.
. Desligue o celular durante as aulas – ou em lugares públicos, como o cinema. Depois você acessa a caixa postal e pega a mensagem.
. Nunca telefone durante a aula. Não adianta se abaixar, nem cobrir o celular com o cabelo. As pessoas vão perceber que você está no celular.
. Quando estiver com apenas uma amiga, não fique horas falando no celular.
. Não fique oferecendo o seu telefone só para ser simpática. Lembre-se da conta que vai chegar.
                                                                                                  Capricho, 21 nov. 1999.
a) referencial                                              d) metalinguística
b) poética                                                   e) conativa
c) fática
_______________________________________________________________________________________

11. O trecho abaixo é o final de uma carta comercial:
     “Nada mais havendo a tratar, no momento, e desejando aos clientes um feliz e prospero ano novo, aproveitando o ensejo para cumprimentá-los.
                                                                      Atenciosamente,
                                                                                          Dois Irmãos Ltda.”
Qual é a função da linguagem predominante no texto? Justifique sua resposta.
a) Poética                                                   d) Metalinguística
b) Emotiva                                                  e) Fática
c) Apelativa
_________________________________________________________________________________________


Atividades de revisão para 2º Ano


ESCOLA ESTADUAL JOÃO BREMBATTI CALVOSO
PROFESSORA APARECIDA CARMEN NEVES/DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNO (A).....................................................................   ANO 2º TURMA....  PERÍODO...........
A TEORIA NA PRÁTICA
Texto para as questões 1 e 2.

Vida de menino de rua é outra coisa. Seu espaço é a rua mesmo. Cheia de carros bonitos, cujas marcas e anos de fabricação eles conhecem perfeitamente, rodando macios ou perigosamente velozes. Cheias de vitrines cintilantes, com mercadorias que não querem nem podem comprar, mas que são boas demais de ver. O roubo na rua também é mais fácil e mais rendoso. Suas vítimas são indefesas e têm mais o que dar, como joias bem pagas pelo receptador e dinheiro vivo.
                                                                                                              (Darcy Ribeiro. Meninos de rua)
1.(UEMS) Quanto à coerência das ideias contidas no fragmento acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(001) A vida de menino de rua tem a ver com liberdade e com certas facilidades encontradas fora de casa.
(002) Os meninos de rua roubam principalmente para comprar as mercadorias que cintilam nas vitrines.
(004) Embora o objeto de valor “carro” esteja distante da realidade dos meninos de rua, eles demonstram um conhecimento detalhado desse objeto.
(008) Os meninos de rua preferem agir em locais públicos porque as vítimas são, em geral, pessoas ricas, mas desprotegidas.
(016) Por comprar as joias roubadas e pagar preços acima do mercado, o receptador é apontado, no texto, como o principal responsável pelo crime dos meninos de rua.

2.(UEMS) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(001) Na linha 5, o emprego da forma verbal têm é exigência do termo vítimas, com o qual o verbo deve concordar.
(002) O pronome cujas (linha 1) retoma carros bonitos, porém efetua concordância com o termo consequente marcas.
(004) A omissão de um conector entre o primeiro e o segundo período do texto deixa pouco clara a relação de continuidade entre esses dois segmentos.
(008) O oposto de bem pagas em “joias bem pagas” (linha 5) é mau pagas.
(016) Em “O roubo na rua é também mais fácil e mais rendoso” (linha 4), há uma comparação implícita com o roubo em outros lugares, destacando-se a vantagem deste sobre aquele.

3.(FEI-SP) Identifique a alternativa correta quanto à ocorrência da crase:
a) Estamos à espera de vaga.
b) Refiro-me à alunas ausentes.
c) Transmita o recado à Sua Excelência, por favor.
d) Começou à transcrever, uma a uma, as regras gramaticais.
e) Comprou roupas caras e pagou à ela.

4.(UFPE) Identifique a alternativa em que o uso da crase não atende à norma padrão:
a) Ela chegou às pressas para resolver o problema.
b) Ela decidiu que todos iriam a pé, mas somente à noite.
c) Refiro-me àquelas normas de trânsito que havíamos estudado juntos.
d) Confesso a você que nem sempre obedeci às ordens de meu pai.
e) Em discurso, o candidato fez referência à decisões do seu patrão.

5. Assinale a alternativa em que ocorre um advérbio de modo:
a) Anteriormente eles haviam dito o contrário.
b) Sempre esperei este dia.
c) Ninguém viajará para cá.
d) Não reagiu favoravelmente ao discurso.
e) Há pessoas mais antigas que você.

6. A pontuação está correta em:
a) José dos Santos paulista, 23 anos vive no Rio.
b) José dos Santos paulista 23 anos, vive no Rio.
c) José dos Santos, paulista 23 anos vive, no Rio.
d) José dos Santos, paulista 23 anos, vive no Rio.
e) José dos Santos, paulista, 23 anos, vive no Rio.
7. Empregue corretamente a vírgula nas frases abaixo e justifique.
a) Antônio amigo de Rodrigo já voltou de viagem.
b) Maria ó Maria venha cá.
c) No parque às 5 horas houve um belo show.
d) Perderei meu emprego que é meu sustento mas arranjarei outro.

8. Complete com a, à, as, às e escreva sua regra:
a) Preferimos andar ... pé.
b) Vestiu-se ... Luís XV.
c) Eu sou aquele amante ... moda antiga. (Roberto Carlos)
d) Entre na primeira ... esquerda e depois vire ... direita.
e) A visita, ao chegar, bateu ... porta.
f) Nas férias, faremos uma excursão ... famosa Ouro Preto.
g) Dei seu endereço ... Pedro.
h) Ficou ... estudar a tarde toda.
i) O marinheiro, contente, voltou ... terra sorridente.
j) Dei ... ela o seu recado.
k) Em casa, todos gostam de pizza ... napolitana.
l) Tudo o que o palhaço contava ... crianças era cômico.
m) Você já foi ... Cataratas do Iguaçu?

9. Escolha no quadro as preposições essenciais adequadas e complete as orações:
 
a – de -  sob – sobre – por – contra – com – por – em – para – até

a) Quando iremos ..... Santos?
b) Fazia tanto frio que ele usava luvas ........ couro.
c) O seu livro está ........... a mesa.
d) O rapaz passou ............... aqui.
e) Gilmar lutou ............. o campeão.
f) Tudo estará bem ......... você amanhã.
g) Vamos caminhar ....... o mar.
h) Podemos deixar isto ........... outro dia.
i) É gratificante viver ........ paz.
j) Ele é mudo. Comunica-se ...... gestos.

10. Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases seguintes:
a) Gostava de ler Machado de Assis.
b) “Vamos dormir dos astros sob o manto.”
c) “Vossa Senhoria pode ficar descansado.”
d) Os brasileiros choramos a derrota do esquadrão canarinho.
e) Antônio é um bom garfo.
f) Meu filho não foi feliz nos exames.
g) “O mito é o nada que é tudo...”

11. (FMU-FIAM-SP) Na expressão:”... a natureza parece estar chorando...”, do ponto de vista estilístico, temos:
a) antítese                                                  d) personificação
b) polissíndeto                                             e) eufemismo
c) ironia

12. “A vida é um jogo e o destino, um parceiro temível (...)” (Érico Veríssimo)
     No trecho acima, ocorre uma figura de palavras e uma de construção. São elas:
a) metáfora e assíndeto                                        c)metonímia e elipse
b) metonímia e silepse                                          d) metáfora e zeugma

13. (U.F.Viçosa) Assinale a figura de linguagem encontrada na frase:
“Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor.”
a) perífrase                                                         d) alegoria
b) silepse                                                            e) sinédoque
c) catacrese
                                                         
14. (Cescea) Identifique os recursos estilísticos empregados no texto:
“Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos, os modernos.”  (Machado de Assis)
a) metáfora – antítese – silepse                                d) pleonasmo – antítese – silepse
b) anáfora – antítese – silepse                                  e) anástrofe – comparação – hipérbato
c) anástrofe – antítese – zeugma

15. Na seguinte situação de comunicação, identifique cada um dos elementos do processo de comunicação:
     Um motorista avança o sinal vermelho. O guarda de trânsito apita. O motorista para.
a) Quem é o emissor?                                    d) Qual é o canal de comunicação?
___________________________                     __________________________________________________

b) Quem é o receptor?                                    e) Qual o código utilizado?
___________________________                     __________________________________________________

c) Qual é a mensagem?                                  f) Qual é o referente?
____________________________                   __________________________________________________

16. Leia com atenção o texto a seguir e assinale a alternativa que identifica corretamente a função da linguagem que nele predomina e justifique sua resposta. 
Vexames

Muita gente não sabe usar um celular. Veja o que você não deve fazer com ele.
. Não ande com o celular pendurado na calça. Fica feio. Guarde-o na mochila. Dá para escutá-lo do mesmo jeito.
. Desligue o celular durante as aulas – ou em lugares públicos, como o cinema. Depois você acessa a caixa postal e pega a mensagem.
. Nunca telefone durante a aula. Não adianta se abaixar, nem cobrir o celular com o cabelo. As pessoas vão perceber que você está no celular.
. Quando estiver com apenas uma amiga, não fique horas falando no celular.
. Não fique oferecendo o seu telefone só para ser simpática. Lembre-se da conta que vai chegar.
                                                                                                  Capricho, 21 nov. 1999.
a) referencial                                              d) metalinguística
b) poética                                                   e) conativa
c) fática
_______________________________________________________________________________________

17. Classifique o sujeito das orações abaixo:
a) Ficavam correndo o dia todo. 
b) “Cai balão!”   ( M. Bandeira)
c) Ias triste e lúcido pela rua.
d) “Homens e mulheres mantêm-se quietos ante o enorme chicote do Abelardo II.”   (O. de Andrade)
e) Deve haver enganos nesta classificação dos poetas modernistas.
f) Necessita-se de outras explicações.
g) Faltam alguns minutos para o término da aula.
h) Ontem fez 40 graus na sombra
i) Trabalha-se muito nesta cidade.

18. Faça a correlação, tendo em vista o tipo de predicado:
(a) Predicado verbal                           1) (  ) O mágico parece frágil.
(b) Predicado nominal                         2) (  ) Nossos guerreiros voltaram.
(c) Predicado verbo-nominal                3) (  ) Nossos guerreiros lutaram bravamente.
                                                         4) (  ) O freguês saiu da loja satisfeito.
                                                         5) (  ) O homem enfrentou seu adversário.
                                                         6) (  ) Os atletas receberam alegres as medalhas.
                                                         7) (  ) “Não sou o herói do dia.”  (C. Ricardo)