quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Exercícios de fixação - 1º ano


ESCOLA ESTADUAL JOÃO BREMBATTI CALVOSO
PROFESSORA APARECIDA CARMEN NEVES/DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNO (A)..................................................................................   ANO 1º  TURMA... PERÍODO...........
Exercícios de fixação
(Enem) Texto para as questões 1 e 2


1 A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar                                                            
4 e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
7 sabe lá o que quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele e quem sabe,
e vai desmatando
10 o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.

13 Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
16 a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.

O português são dois; o outro, mistério.
                         Carlos Drummond de Andrade. Esquecer para lembrar. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
1. Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em
a) situações formais e informais.
b) diferentes regiões do país.
c) escolas literárias distintas.
d) textos técnicos e poéticos.
e) diferentes épocas.

2. No poema, a referência a variedade padrão da língua está expressa no seguinte trecho:
a) “A linguagem / na ponta da língua” (v.1 e 2).
b) “A linguagem / na superfície estrelada de letras” (v.5 e 6).
c) “[a língua] em que pedia para ir lá fora” (v.14).
d) “[a língua] em que levava e dava pontapé” (v.15).
e) “[a língua] do namoro com a priminha” (v. 17).
3. Os morfemas dent- (em desdentado), in- ( em insatisfeito) e –oso (em perigoso) são, respectivamente:
a) radical, prefixo, prefixo
b) prefixo, radical, sufixo
c) radical, prefixo, sufixo
d) sufixo, prefixo, radical
e) radical, sufixo, prefixo

4. Relacione as duas colunas:
(   ) raiz, radical, tema                        (1) elementos modificadores
(   ) prefixo, sufixo, desinência             (2) elementos de ligação
(   ) vogal e consoante de ligação          (3) elementos básicos e significativos



5.(Enem) 



Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo...
Por isso minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...           (Alberto Caeiro)
A tira “Hagar” e o poema de Alberto Caeiro (um dos heterônimos de Fernando Pessoa) expressam, com linguagens diferentes, uma mesma ideia: a de que a compreensão que temos do mundo é condicionada, essencialmente,
a) pelo alcance de cada cultura.
b) pela capacidade visual do observador.
c) pelo senso de humor de cada um.
d) pela idade do observador.
e) pela altura do ponto de observação.

6. O único verbo que não apresenta vogal temática está na opção:
a) dizer             b) valha            c) chega               d) desaparecendo            e) amam

        7. Em qual dos exemplos abaixo está presente um caso derivação parassintética?
a) Lá vem ele, vitorioso do combate.
b) Ora, vá plantar batatas!
c) Começou o ataque.
d) Assustado, continuou a se distanciar do animal.
e) Não vou mais me entristecer, vou é cantar.

8. Assinale a alternativa correta do termo destacado da palavra cafezinho.
a) vogal temática                                       d) sufixo
b) vogal de ligação                                     e) tema
c) consoante de ligação

9. Dê os elementos mórficos das palavras abaixo:
a) colocareis
b) pombinhas
c) reescreveriam

10. Dê a formação das palavras abaixo:
a) lentamente
b) expatriar
c) quadro-negro
d) deslealdade
e) planalto
f) refazer

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