quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Exercícios de fixação - 3º ano


ESCOLA ESTADUAL JOÃO BREMBATTI CALVOSO
PROFESSORA APARECIDA CARMEN NEVES/DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNO (A)..................................................................................   ANO 3º  TURMA... PERÍODO...........

Exercícios de fixação
1. (Enem) Leia estes textos.
                                                                                                                                                                                                                           
                                                                                             
                                                                  
Texto 2
Sonho Impossível

Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão.
                                  (J. Darione – M. Leigh – Versão de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.)
A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois textos
a) afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz.
b) concordam que o desarmamento é inatingível.
c) julgam que o sonho é um desafio invencível.
d) têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor.
e) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz.




(Enem) As questões 2 e 3 referem-se ao poema.
        A DANÇA E A ALMA

A DANÇA? Não é movimento,
súbito gesto musical.
É concentração, num momento,
da humana graça natural.

No solo não, no éter pairamos,
nele amaríamos ficar.
A dança – não vento nos ramos:
seiva, força, perene estar.

Um estar entre céu e chão,
novo domínio conquistado,
onde busque nossa paixão
libertar-se por todo lado...

Onde a alma possa descrever
suas mais divinas parábolas
sem fugir à forma do ser,
por sobre o mistério das fábulas.
                               (Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 366.)
2. A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema é
a) a mais antiga das artes, servindo como elemento de comunicação e afirmação do homem em todos os momentos de sua existência.
b) a forma de expressão corporal que ultrapassa os limites físicos, possibilitando ao homem a liberação de seu espírito.
c) a manifestação do ser humano, formada por uma sequência de gestos, passos e movimentos desconcertados.
d) o conjunto organizado de movimentos do corpo, com ritmo determinado por instrumentos musicais, ruídos, cantos, emoções etc.
e) o movimento diretamente ligado ao psiquismo do indivíduo e, por conseqüência, ao seu desenvolvimento intelectual e à sua cultura.

3. O poema “A Dança e a Alma” é construído com base em contrastes, como “movimento” e “concentração”. Em uma das estrofes, o termo que estabelece contraste com solo é:
a) éter.              b) seiva.             c) chão.                       d) paixão.                            e) ser.

4. (Enem)

 A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a
a) relações pessoais e o avanço tecnológico.
b) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos.
c) inclusão digital e a modernização das empresas.
d) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado.
e) revolução informática e a exclusão digital.

5. Reescreva as frases, corrigindo-as se necessário.
a) Ainda não chegou os documentos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Naquele dia, faltou cinco alunos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Naquela época, aconteceu fatos terríveis.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) Ainda resta quarenta tijolos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) Basta quatro pessoas para fazer o trabalho.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
f) Os culpados são vós.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
g) Devem haver muitos casos sem solução.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
h) Eu, tu, ele e nossos amigos chegaram ao local.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

6. Complete as frases com a palavra entre parênteses, observando a concordância.
a) Escolheu ______________ hora e momento para sair. (péssimo)
b) Escolheu o momento e a hora ____________________ para sair. (adequado)
c) É ______________ entrada de estranhos. (proibido)
d) É ______________ a entrada de estranhos. (proibido)
e) Seguem ____________ as fotografias. (anexo)
f) Vão ________________ a carta os documentos. (incluso)
g) Muito __________________ respondeu Heloísa. (obrigado)
h) É meio dia e __________ . (meio)
i) Elas estavam ___________ preocupadas com a prova. (meio)
j) Não havia motivos _____________ para ele faltar. (bastante)
k) São pessoas ______________ agradáveis. (bastante)

7. (Fatec-SP) Assinale a alternativa correta quanto a concordância verbal.
a) Devem haver outras razões para ele ser desistido.
b) Foi então que começou a chegar um pessoal estranho.
c) Queria voltar a estudar, mas faltava-lhe recursos.
d) Não se admitirá exceções.
e) Basta-lhe dois ou três dias para resolver isso.

8. (Unisinos-RS) O caso de concordância nominal inaceitável aparece em:
a) Nunca houve divergências entre mim e ti.
b) Ela tinha o corpo e o rosto arranhados.
c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado.
d) Tinha vãs esperanças e temores.
e) É necessário certeza.

9. (UEFS-BA) “Toda a verdade dos fatos ... ainda que ... as revelações.”
a) será apurado, doa                                                        d) serão apurada, doam
b) será apurados, doa                                                       e) será apurada, doam
c) serão apurados, doa

10. (Fuvest-SP) Indique a alternativa correta.
a) Tratavam-se de questões fundamentais.
b) Comprou-se terrenos no subúrbio.
c) Precisam-se de datilógrafos.
d) Reformam-se ternos.
e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário