ESCOLA ESTADUAL JOÃO
BREMBATTI CALVOSO
PROFESSORA APARECIDA CARMEN
NEVES/DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNO
(A).................................................................................. ANO 2º
TURMA... PERÍODO...........
Exercícios
de fixação
1. (Enem)
As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta
dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos,
pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte ideia:
a) Crítica à precária situação dos trabalhadores
ativos e aposentados.
b) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura.
c) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente
corretas.
d) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.
e) Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.
2. A crônica muitas vezes constitui um espaço para reflexão sobre
aspectos da sociedade em que vivemos.
Eu, na rua, com pressa, e o menino
segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo
que não tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria
saber a hora.
Talvez não fosse um Menino De
Família, mas também não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide.
Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca,
que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua.
Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força
porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão. (...) Na verdade não existem
meninos De rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino está NA rua é
porque alguém o botou lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares. Assim como
são postos no mundo, durante muitos anos também são postos onde quer que
estejam. Resta ver quem os põe na rua. E por quê.
COLASSANTI, Marina. In: Eu sei, mas
não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
No terceiro parágrafo em “.... não existem meninos De rua. Existem meninos NA
rua.”, a troca de De
pelo Na determina que a relação de
sentido entre “menino” e “rua” seja
a) de localização e não de qualidade.
b) de origem e não de posse.
c) de origem e não de localização.
d) de qualidade e não de origem.
e) de posse e não de localização.
3. Nas frases seguintes, dê a função sintática dos termos destacados.
a) Dez dias depois encontraram eles o
documento perdido.
b) “Na reunião de pais só havia mães.”
(Fernando Sabino)
c) “Dar um diploma a sua mãe,
no Dia das Mães, era ideia nova, excitante.”
(Carlos D. de Andrade)
d) “Os passageiros não pareciam interessados no prejuízo.” (Carlos D. de Andrade)
e) Jamais me esquecerei de ti.
j) Ninguém temia o tirano ditador.
4. Pode ser que eu ........... levar as provas, se
você ............. tudo para que eu .............. onde estão.
a) consiga – fará – descobriria
b) consiga – fizer – descubra
c) consigo – fizer – descobrir
d) consigo – fizer – descubro
e) consigo – fará – descobrirei
5. Assinale a alternativa correta:
1. Desconfia de quem ................ muito
dinheiro.
2. Felizes os que ................ saúde.
3. Quem .................... de São Paulo?
4. Os animais ............... mesmo no escuro.
5. Eles não .............. hoje.
a) têm – tem – vêm – veem – vêm
b) têm – têm – vêm – veem – vêm
c) tem – tem – vem – veem – vem
d) tem – têm – vem – veem – vêm
e) tem – tem – vem – veem – vêm
6. Escreva nos parênteses:
1) complemento nominal;
2) agente da passiva;
3) objeto indireto.
a) ( )
Obedecemos aos regulamentos.
b) ( )
Somos obedientes aos regulamentos.
c) ( )
Temos necessidade de diálogo.
d) ( )
Necessitamos de diálogo.
e) ( )
Essa terra é habitada de selvagens.
7. Ele gostava de
vinhos bons. O termo destacado é:
a) objeto indireto.
b) agente da passiva.
c) objeto direto.
d) sujeito.
e) complemento nominal.
8. Em que alternativa há objeto direto
preposicionado?
a) Passou aos filhos a herança recebida dos pais.
b) Amou a seu pai com a mais plena grandeza da
alma.
c) Naquele tempo era muito fácil viajar para os
infernos.
d) Em dias ensolarados, gosto de ver nuvens
flutuarem nos céus de agosto.
9. ”Surgiram fotógrafos
e repórteres.” Indique a
alternativa que classifica corretamente
a função sintática e a classe morfológica dos termos destacados.
a) objeto indireto – substantivo
b) objeto direto – substantivo
c) sujeito – adjetivo
d) objeto direto – adjetivo
e) sujeito – substantivo
10. Em “O tempo estava de morte, de carnificina”, o verbo é:
a) de ligação.
b) transitivo direto.
c) intransitivo.
d) transitivo indireto.
e) transitivo direto e indireto.
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